A Técnopó oferece duas linha de fosfatização:
Fosfato tricatiônico para a produção de camada de fosfato microcristalina em superfícies de peças em aço comum, galvanizado e peças fundidas.
Oferece máxima resistência anticorrosiva e aderência de posterior acabamento por pintura. Utilizada na linha KTL (E-coat)
Fosfato de zinco para produção de camada cristalina que aumenta a resistência contra a corrosão de peças de ferro e aço.
Oferece ótima camada anticorrosiva e melhora a aderência da tinta.
PRINCIPAIS VANTAGENS DA CAMADA DE FOSFATO:
- Grande aderência á superfície metálica
- Boa afinidade para óleos e tintas
- Excelente resistência a corrosão
- Preserva as propriedades mecânicas e magnéticas
- Evita o alastramento da ferrugem para as s áreas em que a pintura foi destruída.
FINALIDADE DO PROCESSO PRÉ-TRATAMENTO
DESENGRAXE
- Remoção de óleo graxas e sujidades das superfícies das peças, obtendo uma superfície limpa.
DECAPAGEM
- Remoção de ferrugem, películas de oxidação e carepas de laminação, a fim de obter uma superfície metalicamente limpa e isenta de impurezas e óxidos.
REFINADOR
- Condicionar as superfícies, a serem fosfatizadas para obtenção de uma camada de fosfato uniforme, densa e micro-cristalina, evitando falhas ou imperfeições da camada de fosfato depositado para não comprometer a qualidade do processo.
FOSFATIZAÇÃO
- Depositar sobre as superfícies uma camada de fosfatos metálicos flexíveis e firmemente aderida ao substrato, preparando-o para receber revestimentos orgânicos, proporcionando melhor aderência e resistência a corrosão, ou lubrificantes nas operações de deformação a frio ou em partes móveis.
PASSIVADOR
- Selar as porosidades existentes na camada de fosfato, pois a mesma apresenta um certo grau de porosidade, independente do tipo de cristal. Aumenta a resistência contra a corrosão melhorando a aderência da pintura, evitando empolamento e corrosão filiforme.